jeudi 6 janvier 2011

Procuração de plenos poderes


Para quem vai morar fora ou ficar fora do país por um bom tempo, é legal fazer procurações para pessoas de confiança. No meu caso, fui hoje no cartório fazer uma procuração para meus pais cuidarem das minhas coisas, se eu precisar de algo. 

Esse tipo de procuração se chama Plenos Poderes. Se você for no cartório, eles já devem ter um modelo dessa procuração, peça para o funcionário que te atender ler ela inteira para você. Normalmente o texto já inclui muitas coisas como retirada de documentos em repartições públicas, representação no Detran, etc. Mas é bom já ter uma listinha (ou de cabeça ou anotadinho) do que você acha que pode precisar que façam por você. No meu caso, como pretendo fazer algum curso no Canadá, pedi para incluírem no texto da procuração uma especificação sobre retirada de documentos na PUC-Rio, onde eu me formei.

Na verdade é mais uma precaução, nunca se sabe. Existem também alguns estabelecimentos que não aceitam a procuracão se não estiver totalmente especificado exatamente aquilo que a fazer quer fazer. Por exemplo, na parte da procuração que fala sobre os poderes de abrir e fechar conta, é legal citar o nome dos bancos, caso você precise. Eles são muito chatos com isso.

Outra coisa importante é aproveitar e fazer algumas cópias autenticadas dessa procuração, assim, o estabelecimento que pedir para ficar com o documento, fica com a cópia autenticada enquanto o original fica guardadinho.

O funcionário nos explicou também que alguns lugares implicam com a data da procuração, se ela for muito antiga. Por isso, se você quiser atualizar a sua procuração é só ir novamente ao cartório e pedir uma cópia nova do documento que eles tem no livro de registros deles.

Eu escolhi colocar meu pai e minha mãe como responsáveis pelos meus "poderes" (hehehehe), então levei a carteira de identidade do meu pai (que tem RG e CPF) e a minha mãe foi comigo e levou a dela. Na verdade acho que nem precisa das carteiras, se você tiver os números em mãos, assim como endereço e profissão de cada um. Só os seus documentos que são necessários pois o cartório fica com uma cópia autenticada deles. Ah, e não se deixe enganar, você pode colocar todas as pessoas que quiser na mesma procuração, no caso dos meus pais, como eles moram juntos, não precisei separar os papéis, então paguei somente um documento. Não deixe que te enganem, muita gente tenta cobrar dois documentos dizendo que não pode colocar duas pessoas por documento. Olho vivo.

Eu fiz tudo isso no primeiro cartório que encontrei aqui perto de casa e a procuração foi R$180,00 (bem carinha, ne?), inclua também o preço das cópias autenticadas, não sei bem quanto foram.

Ah, uma coisa que tinha esquecido de dizer é que deixei cópias autenticadas da minha carteira de identidade, certidão de nascimento e CPF com meus pais.

PS: Falta 1 semana (medinho)

Aucun commentaire: